Introdução

Bem-vindos ao meu blogue!
O meu nome é Francisco Ortigão e sou aluno do 1º ano do curso de Gestão na Universidade Católica do Porto. Criei este blogue no âmbito da disciplina de Projecto Multidisciplinar. No fundo, trata-se de um portefólio online ao qual todos têm acesso e, no qual, vocês poderão estar a par de vastos domínios do meu interesse com a apresentação de vídeos, imagens, etc. Vou procurar actualizá-lo o máximo possível e satisfazer interesses gerais.
Estejam atentos e espero que gostem!

domingo, 5 de dezembro de 2010

A segurança



Ultimamente, muito se tem falado acerca da guerra contra o tráfico de droga no Rio de Janeiro. As medidas impostas pelo governo brasileiro, estabelecidas como prioridade para a organização do campeonato do mundo de futebol de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, têm se mostrado eficazes e prometem um futuro risonho para a população.

Quis referir estes acontecimentos recentes passados no Brasil, no sentido de apelar para a importância da segurança em qualquer país. A segurança contribui para atrair turismo e, permitir a realização e organização de eventos, sejam eles concertos, cimeiras, conferências, acontecimentos desportivos, ou visitas de personalidades importantes no domínio político e não só. A nível interno, possibilita o bem-estar da população, criando melhores condições de habitabilidade. A garantia de que estão seguros, permite aos cidadãos viverem com tranquilidade e em paz. Por outro lado, a segurança é motivo que justifique o dispendio de vários milhões de euros, dado que constitui um factor a ter em conta pelos investimentos efectuados pelas empresas. Porém, as medidas tomadas a favor da segurança surgem tardiamente, isto é, ou depois de acontecimentos preocupantes, tais como o atentado de 11 de Setembro e o furacão Katrina, ou no aparecimento de eventos de grande dimensão, tais como os eventos desportivos internacionais. Deste modo, os governos devem estar mais alerta perante eventuais situações de insegurança.

Esta reflexão surge no intuito de apelar para a importância e investimento na segurança por parte de todos os países, de maneira a melhorar as condições de vida dos seus habitantes e a atrair investimentos externos de todo o tipo.

Sem comentários:

Enviar um comentário