Introdução

Bem-vindos ao meu blogue!
O meu nome é Francisco Ortigão e sou aluno do 1º ano do curso de Gestão na Universidade Católica do Porto. Criei este blogue no âmbito da disciplina de Projecto Multidisciplinar. No fundo, trata-se de um portefólio online ao qual todos têm acesso e, no qual, vocês poderão estar a par de vastos domínios do meu interesse com a apresentação de vídeos, imagens, etc. Vou procurar actualizá-lo o máximo possível e satisfazer interesses gerais.
Estejam atentos e espero que gostem!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Comentário sobre o filme ''Em Busca da Felicidade



Escolhi o filme americano "Em Busca da Felicidade"(The Pursuit of Happyness) do ano de 2006 para elaborar uma reflexão sobre a mensagem transmitida, visto que integra a minha lista de filmes predilectos.

Esta história retrata uma família que vive com dificuldades financeiras, em que o chefe de família Chris Gardner, interpretado pelo actor Will Smith, vende aparelhos médicos pouco rentáveis. Os problemas e as dificuldades acrescem, no momento em que Chris torna-se estagiário não remunerado de uma importante empresa correctora de acções e a sua mulher o abandona com o filho, ficando ambos a dormir em paragens de metro, casas de banhos públicas e não só. Mais tarde, e pelo seu bom desempenho, é promovido a um cargo que aspirava e as suas condições de vida vão melhorando substancialmente, até conseguir criar a sua própria empresa e dar a qualidade de vida ao seu filho que sempre desejara.

Decidi reflectir sobre este filme pela fantástica mensagem que transmite ao espectador. Para além de se basear em factos reais, esta história traduz a procura e a luta incessantes pela felicidade. O protagonista segue em busca do famoso sonho americano. O próprio nome do filme está ortograficamente mal escrito ("happyness" em vez de happiness) prepusitadamente, no sentido de destacar o "feliz".
"Em busca da Felicidade" transmite a realização de um sonho, de um desejo conseguido através de um combate notável contra a pobreza e as fracas condições de vida. Este filme diz-nos que aquele que em dias dormiu abandonado em lugares públicos, pode chegar ao topo, pode alcançar os seus objectivos e sonhos, com trabalho, dedicação e persistência. Talvez por isso, se deva atribuir importância a estas pessoas, que nunca ali chegaram com o dinheiro da família, com um simples casamento, ou mesmo com um assalto ou fraude. Desde logo, isto deve servir de motivação para todos aqueles que aspiram e ambicionam um sonho, um objectivo que às vezes possa parecer mais distante. Por outro lado, deve desincentivar quem já cometeu ou pensa cometer fraudes em prol do seu benefício, em vez de o obter por mérito próprio puro e verdadeiro. Todos temos sonhos e o sonho comanda a vida, porque é o que nos traz felicidade. E, a felicidade é aquilo que procuramos pois, é para isso que vivemos.

Por tudo o que referi antes, considero este argumento um retracto das pessoas que, através do trabalho, da ambição e não só, atingiram as suas metas e os seus objectivos de uma forma limpa. Deste modo, devem servir de exemplo para toda a gente, dado que todos temos sonhos que desejamos alcançar, visto ser o que nos traz felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário