Introdução

Bem-vindos ao meu blogue!
O meu nome é Francisco Ortigão e sou aluno do 1º ano do curso de Gestão na Universidade Católica do Porto. Criei este blogue no âmbito da disciplina de Projecto Multidisciplinar. No fundo, trata-se de um portefólio online ao qual todos têm acesso e, no qual, vocês poderão estar a par de vastos domínios do meu interesse com a apresentação de vídeos, imagens, etc. Vou procurar actualizá-lo o máximo possível e satisfazer interesses gerais.
Estejam atentos e espero que gostem!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Primeiros tempos universitários



Ao fim de sensivelmente um mês e meio desde a entrada como estudante do curso de Gestão na Universidade Católica do Porto, o percurso percorrido é curto mas as impressões são muitas. As responsabilidades já foram aparecendo mas falta muito caminho a completar. Nesta nova fase da vida, é fundamental a organização e o planeamento de todas as tarefas e prazos a cumprir. Em contrapartida, o acolhimento foi muito positivo, assim como as primeiras impressões sobre as diferentes disciplinas. Quanto à universidade em si, devo dizer que apresenta óptimas condições e recursos aos estudantes e docentes, acompanhado de um ambiente e de uma dinâmica indiscutíveis.
Posso então declarar a minha satisfação face ao curso que escolhi na universidade que escolhi, que me traz boas perspectivas e motivação para o futuro.

Em síntese, avalio positivamente as primeiras impressões e descobertas acerca destes primeiros tempos universitários.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Análise e crítica do PTS de Teresa Osswald

Após a análise do PTS da minha colega, encontrei um plano contrastante em relação ao meu. Uma clara simplicidade que permite uma fácil legibilidade e maneabilidade. No entanto, existe alguma falta de identificação das tarefas no próprio plano que obriga ao constante recurso à legenda, tornando-se num plano menos prático.
Quanto ao realismo, o seu trabalho apresenta pouca especificidade na duração de cada actividade mas, por outro lado, permite uma melhor gestão dos imprevistos e permite regular, ao seu gosto, o tempo despendido em actividades extra-curriculares, lazer e estudo. A distribuição do seu tempo, na minha opinião, não é a mais adequada pois apresenta-se pouco dividida e ligeiramente desequilibrada. Por outro lado, apresenta devidamente as prioridades através da sinalização dos testes.

No geral, descobri um PTS simples e com bastante maneabilidade, podendo concluir uma apreciação positiva.

Reflexão crítica sobre o PTS



Com a elaboração do Plano de Trabalho de Semestre, estabeleci metas e objectivos, tais como, a organização do meu tempo e datas importantes(desde os testes às entregas de trabalhos) que me permitem encarar o 1º semestre com alguma tranquilidade e conforto, e evitar as consequências de um possível imprevisto para um maior sucesso escolar.

Nos diferentes momentos do semestre, é necessário regular o tempo despendido em cada actividade, pois as actividades extra-curriculares(surf, futebol) e o lazer contribuem para o meu bem-estar, factor esse que influencia o meu percurso académico. Por exemplo, nas semanas de lectures e workshops, haverá todos os dias tempo para lazer e/ou actividades extra-curriculares. Por outro lado, nas semanas de testes, o tempo será guardado para um estudo mais intensivo e consequentemente, muito menos tempo será gasto em outras actividades.
No entanto, o não cumprimento à regra das tarefas e o surgimento de imprevistos são dificuldades e obstáculos a ter em conta na plena realização das tarefas. E, por isso, é fundamental planear bastante tempo para realizar as tarefas dentro do prazo proposto e, ainda, deixar algum tempo de descanso para o possível atraso de certos trabalhos ou estudos.
O ajustamento do PTS é importante para que não haja enganos ou confusão nas datas ou no tempo despendido em cada actividade. Devo também actualizá-lo no caso de surgirem eventos ou outros trabalhos previamente desconhecidos.
Até ao momento, este plano foi extremamente útil na organização do estudo para a primeira semana de testes e espero que, ao longo do semestre, continue a ser um instrumento de ajuda.

Aquilo que posso concluir sobre a utilidade do PTS, traduz-se numa melhor organização do meu tempo, de modo a poder alcançar todos os meus objectivos específicos e a proporcionar-me um melhor percurso académico.